O que é registro profissional?
O registro para habilitação ao exercício profissional é a inscrição dos profissionais diplomados nas áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea nos assentamentos do Crea sob cuja jurisdição se encontrar o local de sua atividade.

Quando o profissional pode exercer a sua profissão?
O profissional somente poderá exercer a sua profissão após o registro no Crea da jurisdição onde se encontrar o local de sua atividade.

Onde posso solicitar o registro profissional?
O requerimento de registro de profissional, diplomado no país ou no exterior, deve ser apresentado ao Crea da jurisdição onde se encontrar o local de sua atividade.

Um profissional poderá registrar-se em um Crea diferente da jurisdição de sua instituição de ensino?
Sim. Entretanto, o Crea que receber o pedido de registro deverá verificar com o Crea de origem da instituição de ensino a situação e os dados do cadastramento do curso, decidindo de forma equivalente ao Crea de origem.

O profissional registrado pode exercer atividade na jurisdição de outro Crea?
Sim. O profissional pode exercer atividade na jurisdição de outro Crea, mas será necessário visar o seu registro no Crea dessa jurisdição.

Quando é emitida a Carteira de Identidade Profissional?
A Carteira de Identidade Profissional é emitida pelo Crea somente depois da concessão do registro profissional, conforme modelos estabelecidos pelo Confea e em formato digital.
O profissional que já possui a Carteira de Identidade Profissional (modelo de papel) não precisa efetuar a troca pelo novo modelo para continuar regular com o Sistema Confea/Crea. O modelo antigo ainda continua vigente.
Para conhecer a nova carteira, clique aqui.

Como faço para interromper o registro profissional?
A interrupção do registro é facultada ao profissional registrado que não pretende exercer sua profissão e que atenda às seguintes condições:
esteja em dia com as obrigações perante o Sistema Confea/Crea, inclusive aquelas referentes ao ano do requerimento; 
não ocupe cargo ou emprego para o qual seja exigida formação profissional ou para cujo concurso ou processo seletivo tenha sido exigido título profissional de área abrangida pelo Sistema Confea/Crea; e
não conste como autuado em processo por infração aos dispositivos do Código de Ética Profissional ou das Leis nºs 5.194, de 24/12/66, e 6.496, de 7/12/77, em tramitação no Sistema Confea/Crea.

Onde deverá ser requerida a interrupção do registro profissional?
A interrupção do registro deve ser requerida pelo profissional no Crea em que possui registro ou visto.

A interrupção do registro é definitiva?
Não. A interrupção do registro é concedida por prazo indeterminado até que o profissional solicite sua reativação.

O profissional que tiver seu registro profissional interrompido deverá pagar anuidade?
Não. O profissional ficará isento do pagamento da anuidade durante o período de interrupção do registro.

O registro profissional pode ser cancelado?
Sim. O cancelamento do registro previsto em lei é a cassação do direito ao exercício da profissão que deve ser aplicada ao profissional.
Será cancelado o registro do profissional quando:
deixar de efetuar o pagamento da anuidade, a que estiver sujeito, durante 2 (dois) anos consecutivos sem prejuízo da obrigatoriedade do pagamento da dívida;
por má conduta pública, escândalos praticados pelo profissional ou sua condenação definitiva por crime considerado infamante; e
por falecimento.

Posso anotar outros cursos em meu registro profissional?
Sim. Podem ser anotados outros cursos de nível superior ou médio, graduação ou educação profissional em seus níveis técnico ou tecnológico, realizados no país ou no exterior. Assim como cursos de pós-graduação stricto sensu, mestrado ou doutorado e cursos de pós-graduação lato sensu, especialização ou aperfeiçoamento, nas áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, realizados no país ou no exterior, ministrados de acordo com a legislação educacional em vigor. O requerimento para anotação de curso deve ser apresentado ao Crea, a quem compete a análise.

Posso pesquisar quais profissionais ou empresas estão regulares no Crea-BA?
Sim. Basta acessar a página "PESQUISAR PROFISSIONAL / EMPRESA" e informar os dados necessários. Acesse aqui.



Aguarde...
Aguarde, enviando arquivos...